Ecommerce / Loja Oline · 4 de Junho, 2022

5 Vantagens para ter a sua loja física online

A percentagem de lojas físicas a ficar online tem aumentado ano a ano há duas décadas e no ano passado, por causa do confinamento, teve o seu maior crescimento. Hoje em dia, muitas empresas combinam um modelo misto de loja física e loja online o que traz benefícios consideráveis para a sua marca. Eis as vantagens de colocar o seu negócio online:

1. Recuperar das vendas reduzidas

Se as vendas da sua loja física diminuíram porque as pessoas agora compram online, o acesso à Internet permite que consiga vender para um mercado muito mais amplo. Um negócio local está limitado a vender dentro numa área geográfica restrita, quanto menos pessoas dessa área visitarem a sua loja, menos vendas poderá realizar. Online, pode vender os seus produtos para qualquer pessoa e em qualquer lugar e, assim, ter a oportunidade não apenas de recuperar das vendas perdidas, mas também de expandir o seu negócio.

2. Aumentar o tráfego da loja

Se a quantidade de pessoas que visitam a sua loja diminuiu, tal facto pode não ser apenas porque esses clientes agora compram online. Muitas pessoas ainda preferem comprar na loja porque gostam de ver um produto ao perto ou no caso de roupas, experimentar. Também vão a uma loja porque podem obter aconselhamento adequado sobre quais os produtos a adquirir – o que nem sempre acontece ao comprar online.

Por isso, a razão pela qual os clientes não vão á sua loja pode ser por não saberem que ela existe. Embora nem toda a gente compre online, a maioria das pessoas faz uma pesquisa na internet por um produto, serviço ou um tipo de loja. As lojas que vão conseguir concretizar a sua venda são aquelas que aparecem nos motores de pesquisa como o Google por exemplo, principalmente as lojas com sites internet onde o potencial cliente pode obter mais informações.

Ao ficar online, o seu site irá também aparecer nesses resultados e mais pessoas da sua zona irão descobrir a sua loja.

3. Ponto de recolha

Os clientes desejam cada vez mais, modos mais rápidos de obter os produtos. Embora as compras pela internet permitam comprar sem sair de casa, muitas vezes ficam frustrados com o tempo que demora a entrega dos produtos. É aqui que as lojas de comércio local com presença online podem ter uma vantagem real se oferecerem um serviço de ponto de recolha.

Ao oferecer esse tipo de serviço, os clientes da sua zona podem comprar no seu site e, se quiserem o produto rapidamente, podem deslocar-se à loja para ir buscá-lo. Dessa forma, vende online, mas pode levar o produto ao cliente ainda mais rápido.

Outra vantagem é que quando o cliente vem recolher os produtos, ele visita a loja física e isso também pode gerar vendas adicionais. De fato, se localizar estrategicamente a zona de recolha, poderá garantir que esses clientes vejam outros produtos que estão em promoção por exemplo.

4. Reaproveitamento do espaço da loja

Os comportamentos de compra do consumidor estão a mudar e uma das principais coisas procuradas hoje em dia é uma ótima experiência do cliente – algo pelo qual eles estão dispostos a pagar  e a valorizar mais do que preços mais baixos.

A ótima experiência do cliente pode incluir coisas como compras online, pontos de recolha, entregas na zona e portes grátis. No entanto, algumas empresas vão ainda mais além e oferecem experiências na loja também e isso levou a uma tendência de reaproveitamento do espaço da loja. Essencialmente, isso significa que reduziram a quantidade do espaço para venda nas lojas e o utilizaram para atrair mais pessoas a entrar na loja.

Há coisas ilimitadas que pode fazer para oferecer experiências na loja, por exemplo, muitas lojas abriram um café, lojas de discos dão pequenos concertos de música ao vivo, salões de beleza dão workshop’s de maquilhagem, livrarias têm grupos de leitura e visitas de autores e lojas de roupa fazem desfiles de moda. Tudo isso traz mais pessoas para a loja, dá uma nova dinâmica à marca e ajuda a aumentar as vendas. A importância da internet aqui é que o seu site é a melhor forma de promover essas experiências e, claro, permite que as pessoas que vão aos eventos comprem online o que viram na loja.

5. Mais para um site do que vender

Os sites não servem apenas para anunciar e vender seus produtos, as lojas de mercado local podem usá-los para por exemplo, fazer reservas para qualquer evento a realizar, promover vendas e ofertas especiais, responder e gerir o atendimento ao cliente, fazer o agendamento das recolhas dos clientes, recolher endereços de e-mail para enviar e-mails de marketing, exibir menus para o seu café da loja e mais.

Também pode usá-lo para fornecer informações úteis aos seus clientes, como apresentar guias de tamanhos de roupas ou instalar ferramentas de software que ajudam os clientes a encontrar os produtos certos, como os sites de produtos para automóveis usam para ajudar as pessoas a encontrar o tipo de pneus que os seus carros precisam.

Todas estas coisas são importantes para prestar uma ótima experiência ao cliente e gerar maior interesse nas lojas online e físicas.

Conclusão

As lojas físicas enfrentam tempos desafiantes à medida que mais pessoas compram online. De fato, vimos muitas marcas famosas desaparecerem completamente porque não se adaptaram às mudanças de mercado. Ter um site não só permite que você comece a vender online; ele também oferece outras oportunidades para promover sua empresa localmente e se adaptar às tendências modernas de compras, como os pontos de recolha e as experiências na loja.

 

29