Segurança / Teletrabalho / Uncategorized · 24 de Abril, 2022

Deve actualizar para o Windows 11?

Introdução ao Windows 11

O Windows 11 é a versão disponível mais recente do Windows. Foi aprimorado e redesenhado para a produtividade, criatividade e facilidade de uso para todos. A equipa da Microsoft simplificou o design geral e criou uma experiência de utilizador que potencializa a produtividade e inspira a criatividade. Além disso, agora tem um aspecto mais moderno e limpo, com algumas novas funcionalidades e recursos melhorados para garantir uma maior facilidade de uso. A Microsoft optou por uma atualização mais visual para o novo Windows 11 e introduziu novos recursos, como Snap Layouts, Snap Groups e Desktops para fortalecer a multitarefa.

A equipa da Microsoft afirmou que ‘Numa época em que o PC está desempenhando um papel mais central nas nossas vidas, o Windows 11 foi projetado para aproximá-lo do que mais ama‘.

Eis abaixo mais informação sobre os novos recursos que o Windows 11 tem para oferecer…

Recursos do Windows 11
  • Notícias e widgets

O Windows 11 introduziu widgets para o aproximar de notícias e informações do seu interesse. Tem um novo feed personalizado com tecnologia de IA (Inteligência Artificial) e desempenho do navegador internet – Microsoft Edge. Quando abre o feed personalizado, ele desliza para a metade esquerda do ecrân e tem um design transparente para não atrapalhar o que está a fazer. Os widgets ao serem personalizados podem incluir previsão do tempo, calendário, fotos, novas histórias e muito mais!

  • Compras com a Microsoft

A nova loja da Microsoft é o centro de aplicações e conteúdos para assistir, jogar, trabalhar e aprender. Foi melhorado e reconstruído para ser rápido e com um novo design simplificado. A loja contém mais aplicações do que todas as anteriors versões do Windows e possui uma função de pesquisa fácil de usar, tornando a sua experiência de navegação muito mais rápida!

  • Integração Android

A Microsoft está a trazer aplicações Android para o ambiente Windows pela primeira vez! A Amazon Appstore é um novo recurso no Windows 11, onde pode pesquisar e baixar várias aplicações Android para o seu PC.

  • Atualização de compatibilidade

Usar o Windows 11 num tablet nunca foi tão fácil! A Microsoft introduziu mais espaço entre os ícones na barra de tarefas, o que significa que agora há alvos para toque maiores para quem não usa teclado. Agora também há dicas visuais subtis para facilitar o redimensionamento e a movimentação de janelas, além de adicionar gestos. A Microsoft também habilitou a sensação tátil, o que significa que aqueles que usam uma caneta poderão sentir vibrações ao clicar, editar ou esboçar. Por fim, houve grandes aprimoramentos feitos com a digitação por voz. O Windows 11 agora reconhece o que diz e pontua automaticamente, o que é um recurso fantástico para quando quer fazer uma pausa na digitação e falar sobre o que pretende fazer.

Estas são apenas algumas das principais atualizações e recursos que estão disponíveis no Windows 11, mas a pergunta que se coloca é: deve actualizar para o Windows 11 o mais rápido possível?

É hora de atualizar?

Não há urgência para migrar já para o Windows 11. Como referido anteriormente, o Windows 11 é mais uma actualização de cosmética, o que significa que não é uma questão urgente atualizar, se estiver a trabalhar com o Windows 10. A Microsoft em breve estará disponibilizando 2 actualizações anuais para o Windows 11 para correcção de bugs e/ou melhorias necessárias ao sistema operativo. Depois das actualizações e de os fornecedores de software tiverem a oportunidade de rever e preparar o seu software, nessa altura será o melhor momento para actualizar para a nova versão do Windows. Além do mais, tomar a decisão de adiar a atualização para o Windows 11 não significa que vai estar a colocar o seu trabalho em risco no que diz respeito a segurança.

A Microsoft anunciou que o Windows 10 será descontinuado a partir de outubro de 2025, o que significa que a partir dessa data não dará mais suporte para PC’s com o Windows 10 e irá concentrar-se apenas no suporte ao Windows 11. Portanto, nessa altura, seria o último momento para atualizar o seu sistema Windows.

No geral, o Windows 11 é um óptimo sistema operativo, mas não existe urgência real para a actualização. Ao manter a versão atual do Windows e aguardar que as empresas de software tenham a oportunidade de fazer mais testes e tornem o seu software o mais compatível e estável com a nova versão do windows parece ser para já a medida mais correcta.

31