Domínios Internet · 30 de Março, 2021

Domínio Internet – O que é…

Um domínio internet é uma forma de localizar e identificar um computador na internet, por exemplo ‘lunadelph.com‘. Os computadores na internet têm um endereço IP formado por uma sequência de números como por exemplo: 208.80.152.130 – o endereço IP do site da Wikipédia. Consegue imaginar o quanto difícil seria, se cada vez que pretendesse aceder a um servidor na internet tivesse que escrever o seu endereço IP?

Uma vez que para o ser humano é mais fácil memorizar um nome do que uma sequência de números, existem os chamados servidores DNS que alojam a informação para poder converter os nomes em endereços IP e assim tornar possível o acesso a todo o tipo de servidores existentes na internet. Assim, cada vez que escrevemos o nome de um site na internet no nosso navegador internet, é feito um pedido a um servidor DNS o qual irá devolver o seu endereço IP de forma a conseguirmos o acesso a esse site.

Deste modo, podemos dizer que o Domínio Internet foi criado para facilitar a memorização dos endereços dos vários computadores na internet como se da sua morada digital se tratasse.