Esperar atrair clientes sem ter uma presença digital é como mudar-se para uma ilha deserta e esperar que todos os vizinhos apareçam para lhe fazer uma visita. Se não colocar a sua organização num local onde as pessoas possam encontrá-lo facilmente – como a Internet – elas simplesmente não o irão fazer.
De acordo com uma pesquisa de mercado, a maioria dos entrevistados confessou pesquisar online para encontrar produtos e serviços de pequenas empresas, e apenas 8,4% referiram que encontraram novos locais para fazer compras ao entrar em lojas físicas.
É claro que a melhor maneira de mostrar a sua empresa a um potencial cliente é com um site profissional. Ainda não está convencido? Eis as seis razões mais importantes pelas quais a sua organização precisa de um website.
1. Influencie os clientes enquanto dorme
Quando não tem um site comercial, está a limitar a sua influência à localização física da sua loja. Consequentemente, isso também impõe restrições aos momentos em que pode interagir com os seus clientes. No entanto, se tem um site online e a funcionar optimamente, os clientes fidelizados têm acesso ao seu negócio 365 dias por ano – caso esteja a vender um produto, dinamizando um blog ou a promover a sua marca pessoal.
2. Alcance um público global
Noventa e três por cento dos consumidores só estão dispostos a viajar até 20 km’s para fazer compras de rotina. E 87% disseram que não vão deslocar-se mais do que 15 minutos. Isso significa que, se tiver apenas uma loja física, a sua base de clientes estará limitada a pessoas que moram num raio de 15 a 20 minutos. Conclusão: se quiser divulgar a sua mensagem por todos os lados, irá precisar de um site internet.
3. Aproveite o poder das avaliações positivas
Enquanto a maioria dos consumidores consulta a Internet para encontrar uma empresa, o segundo influenciador mais poderoso nas decisões de compra é o boca a boca. Isso pode significar recomendações de familiares e amigos, mas também se estende a comentários positivos de estranhos que têm experiência com um produto ou serviço. Na verdade, 90% dos clientes afirmam que suas decisões de compra são afetadas por avaliações online. Então, como aproveitar a prova social? Deve reunir todas as boas críticas, comentários e elogios que acumulou ao longo do tempo e publicá-los no seu site para impressionar os potenciais clientes.
4. Torne-se um especialista confiável
Uma loja só vai até certo ponto na construção de uma marca. Mas um site personalizado oferece acesso a bilhões de pessoas que navegam na web todos os dias. Além de obter exposição, a sua presença online irá ajudá-lo a estabelecer-se como uma autoridade do setor. Ao compartilhar conteúdos de blog confiáveis, dicas e insights de especialistas, vídeos úteis e, claro, todas as avaliações de cinco estrelas, estará a construir uma marca na qual os clientes confiam e com a qual desejam conectar-se on-line. E a boa notícia: existem muitas dicas de redes sociais para o ajudar a aproveitar ao máximo o seu tempo no Facebook, Twitter e Instagram. Quando pensa na sua marca, não se limite ao seu logotipo ou à sua montra. Em vez disso, considere as possibilidades que poderá ter de crescer quando estiver online.
5. Facilite a venda e o marketing
Quando investe num site, o marketing e as vendas tornam-se muito mais fáceis. O marketing digital – seja publicidade paga, SEO, marketing de redes sociais ou marketing de conteúdo – permite que se conecte com os consumidores que estão à sua procura. Pode pensar da seguinte forma: 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de fazer uma compra. Se investir na criação de conteúdo para o seu site, está a dar a esses compradores experientes as razões que eles precisam para tomar uma decisão favorável para si. E melhor ainda, está a controlar as mensagens.
6. Atrair clientes locais
Mas e se a organização quiser permanecer pequena e local? Ainda precisa de uma presença online? Sim! Mas… porquê?! – Porque 72% dos consumidores que fizeram uma pesquisa local acabaram comprando numa loja num raio de cinco quilómetros. Isso significa que, mesmo que esteja simplesmente à procura de atrair clientes da sua zona, um site pode fazer maravilhas pelo seu negócio – mesmo que seja tão simples quanto fornecer informações de e para a sua loja e até mesmo o horário de funcionamento numa página online “Acerca de“.