Trabalhar em casa naturalmente traz à tona muitas coisas que exigem consideração do ponto de vista do suporte técnico e da segurança. Seja para garantir que tem uma conexão de Internet rápida o suficiente para poder fazer o seu trabalho e manter o contato com a sua chefia e colegas, escolher o software certo para gerir as várias tarefas e comunicação ou lidar com questões de segurança, há várias coisas a considerar.
Muitos desses aspectos são comuns quer esteja a iniciar uma situação de teletrabalho no seu emprego atual ou a iniciar um novo emprego em regime de teletrabalho. O planeamento avançado com consultoria de T.I. ajudará a garantir que tudo corra bem.
Conectividade de Internet
A primeira e mais importante coisa a ter em conta quando começa a trabalhar a partir de casa é certificar-se de que tem uma ligação à Internet suficientemente boa. Se ainda não tem, invista numa conexão de internet de alta velocidade de um operador de telecomunicações para a sua casa.
Também poderá valer a pena implementar alguma redundância com uma solução alternativa caso perca a conectividade por qualquer motivo. Uma boa opção, poderia ser, subscrever um pacote de dados móveis para o seu smartphone, o qual poderia ser usado em situações urgentes e pontuais no caso de por qualquer avaria, ficar sem acesso Internet.
Considerações de segurança
Ter dispositivos da empresa em vários locais pode ser um risco razoavelmente alto para os empregadores, pois eles podem ser infectados por vírus que mais tarde podem infiltrar-se na rede informática da organização e roubar ou corromper os dados. Assim, faz sentido usar algum software de segurança e fazer alguma manutenção no pc ao nível de actualizações do sistema operativo, software antivírus, navegadores de internet e aplicações. Deverá ter em consideração também o uso de passwords fortes incluindo mais de seis caracteres com uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos quer no login do sistema, quer no acesso a aplicações como o email por exemplo.
Passwords
Muito usada hoje em dia e que pode valer a pena usar por exemplo no acesso ao seu email baseado em webmail ( num site internet), é a verificação de dois passos que inclui além da password de acesso, o envio de um código único para o seu smartphone a ser introduzido juntamente com a password, reforçando assim a segurança no acesso, como por exemplo o Gmail.
Se precisa usar vários logins e passwords para o seu trabalho, é de considerar o uso de um Gestor de Passwords, utilizado para gerar e guardar passwords seguras, tendo o utilizador que memorizar apenas uma password mestra de acesso ao software. Dessa forma, não terá de memorizar as várias passwords longas e complicadas, e ter a certeza de que elas serão mantidas em segurança.
Ser Pró-Activo
No geral, trabalhar em casa pode ser muito recompensador, portanto, deve certificar-se que está um passo à frente sendo pró-activo ao garantir que está bem conectado, usando o melhor e o mais indicado software para o trabalho e não descurando as melhores práticas de segurança. Ao ter essa atitude a sua chefia irá com certeza ter em consideração o facto de que estará preparado para o trabalho remoto com profissionalismo e não hesitará em dar continuidade ao mesmo.