Ecommerce / Loja Oline / Web Design · 5 de Março, 2022

Tudo o que precisa saber (mas nunca perguntou) sobre a Política de Privacidade de um site…

Regra geral, consegue encontrar em quase todos os sites que visita: “Clique no link para aceitar os cookies e ler a política de privacidade.

Mas isso não é apenas um padrão para os web designers incorporarem aos projetos. É preciso realmente, pensar numa política de privacidade antes de colocar algo no site ou usar um modelo padrão.

O desafio quando se trata de uma política de privacidade é que há muitas coisas em que pensar, e o que é importante incluir pode variar de acordo com o setor ou localização. Eis os vários pontos a ter em consideração para que possa começar a trabalhar numa política de privacidade sólida para o seu site e saber qual a pergunta a colocar antes de clicar em publicar.

Na realidade, precisa de uma política de privacidade para o seu site?
A resposta curta é: sim! Mas como é normal no design de sites internet, tal, pode ser complicado e levar o seu tempo. Abaixo, pode encontrar uma resposta mais descritiva.

Certas entidades como a União Europeia (GDPR), o Reino Unido (DPA), Canadá (PIPEDA), Austrália e alguns estados dos Estados Unidos, têm leis que exigem políticas de privacidade e notificações no caso de recolher certo tipo de informações a partir do seu site Internet. A cada dia que passa, mais países e entidades o tornam obrigatório…

Regra geral, se seguir as diretrizes de privacidade mais rígidas, poderá ficar descansado.

Um outro fator que pode ter influência é no caso de incluir aplicações e/ou serviços de terceiros inseridos no seu site, por exemplo serviços informativos por e-mail, publicidade, ferramentas de análise ou plataformas de comércio eletrônico. Esses serviços podem ter ou exigir que inclua uma política de privacidade no seu site como parte dos termos e condições de uso.

A título de exemplo, pode encontrar os Termos de Uso da Plataforma de Marketing do Google no link abaixo indicado. Como a maioria dos sites usa uma ferramenta do Google, geralmente o Analytics, isso pode ser uma boa base para pensar sobre o que uma política de privacidade deve incluir. (Lembre-se, você concordou com estes termos quando começou a usar uma ferramenta do Google.) https://marketingplatform.google.com/about/analytics/terms/pt/

5 razões pelas quais uma Política de Privacidade pode beneficiar o seu site
Mesmo que não precise legalmente de uma política de privacidade, há mais motivos para o fazer:

  1. Construir confiança com os utilizadores. O leitor não iria vender produtos online ou pedir informações para pagamento sem ter segurança no site. Uma política de privacidade é a mesma coisa. Embora muitas pessoas não leiam esses documentos, essa informação está lá presente caso faça falta ou existam dúvidas. Isso cria um nível de transparência que os utilizadores irão ter em consideração e contribuir para aumentar a confiança;
  2. Ajuda a aumentar as classificações na pesquisa. É um impacto indireto, mas existe. Mais visitantes e maior envolvimento podem impulsionar a busca; um site mais abrangente que envolve os visitantes por um longo período de tempo informa os mecanismos de pesquisa que o seu site é mais valioso;
  3. Aumenta as conversões. Esse benefício remonta à confiança e à transparência. Se sua política de privacidade for clara, fácil de encontrar e de ler, os usuários que estão em dúvida sobre preencher um formulário, responder a uma pesquisa ou fazer uma compra podem se sentir confiantes o suficiente para fazê-lo no seu site;
  4. Fica em conformidade com ferramentas de terceiros. Pode perder a capacidade de usar o serviço de newsletter por e-mail ou outra aplicação se não tiver uma política de privacidade e os termos de uso assim o exigirem;
  5. Não é difícil. De um modo geral, criar e adicionar uma política de privacidade ao seu site não é uma tarefa complexa. Se tem um advogado, ele provavelmente pode criar um texto rapidamente. Há também outras ferramentas e recursos on-line – veremos mais à frente – que pode usar para ajudar a criar seu próprio rascunho. Depois de ter o documento, tudo o que precisa fazer é criar uma página para tal no seu site.

Que informação deve incluir a política de privacidade de um site?
Embora não exista uma política de privacidade geral para todo e qualquer tipo de site, existem algumas informações gerais que quase todas as políticas de privacidade de sites devem incluir. Lembre-se de que, se estiver num setor mais regulamentado, como serviços de saúde ou financeiros, poderão existir diretrizes de política de privacidade ainda mais rígidas a serem consideradas.

A maioria das políticas de privacidade contém o seguinte:

  • O URL do site, proprietário e informações de contato (como endereço de e-mail);
  • Que informações e/ou dados são recolhidos no seu site (como por exemplo, solicitar inscrições por e-mail ou informações de pagamento);
  • Se essas informações ou dados forem retidos (por exemplo, as informações de pagamento geralmente não são armazenadas em sites mas nomes de utilizadores ou informações da conta podem ser);
  • O que é “feito” com qualquer informação ou dados recolhidos;
  • Se mais alguém, entidade, aplicação ou serviço fornecido por terceiros, tem acesso a essas informações;
  • Cláusulas ou informações de qualquer aplicação ou serviço fornecido por terceiros, necessários como parte do seu contrato de uso com eles.

Onde deve colocar uma política de privacidade no seu site?
Depois de criar uma política de privacidade sólida para o seu site, ela deve estar numa página própria. Não pense muito e atribua o nome de “Política de Privacidade”. Também pode ter uma página  “Termos e Condições” ou uma página de “Termos de Uso” separada.

O uso de uma convenção de nomenclatura, como a política de privacidade, torna mais fácil para os visitantes do site a encontrarem ao pesquisarem no site.

Em seguida, coloque link’s  para a mesma. A localização padrão de um link para uma política de privacidade é no rodapé. É uma boa ideia certificar-se de que o mesmo está bem visível e de fácil acesso em todas as páginas do site ( – é por isso que o rodapé é um local padrão.)

Com que frequência deve atualizar uma política de privacidade?
Depois de criar e publicar uma política de privacidade, não deve simplesmente esquecê-la. As leis que regulam os direitos do consumidor e a privacidade na internet parecem estar constantemente em mudança. Fique por dentro das mudanças legislativas no local onde se encontra e atualize a sua política se entrarem em vigor novas regulamentações.

Geralmente, é uma boa ideia adicionar uma atualização da política de privacidade à sua lista de tarefas anuais do site. Leia a política para verificar alguma informação que possa ter mudado, serviços de terceiros que não utilize mais ou novas ferramentas de terceiros que foram adicionadas ao site.

Também é uma boa prática ler a política de privacidade sempre que se ligar a um novo site, serviço ou aplicação. (O Facebook, por exemplo, permitirá que se vincule a uma política de privacidade de um site.) Sempre que vincular a política novamente, certifique-se de que ela inclua, no mínimo, o uso que está adicionando.

Recursos e ferramentas da política de privacidade
A política de privacidade certa para si depende das suas necessidades, negócio, localização, setor e site. Não é recomendável aplicar um modelo aleatório e publicá-lo sem mais nem menos.

Mas existem alguns modelos, ferramentas e diretrizes que podem ser um ponto de partida sólido. Ao procurar uma dessas ferramentas, opte por algo que venha de uma fonte oficial (como um advogado ou organização de negócios respeitável) em vez de um modelo de um revendedor.

Alguns recursos de política de privacidade incluem:

Conclusão
Em alguns países, existem regulamentos de privacidade e online em vigor. Este artigo não pretende ser um documento de lei e deverá sempre consultar um advogado se tiver dúvidas sobre regras específicas.

Este artigo foi desenvolvido para o ajudar a entender que fatores deve considerar numa política de privacidade. Se não tiver uma no seu site, provavelmente é hora de considerar qual o tipo de política de privacidade mais apropriada e que informações a mesma deverá incluir de forma a evitar males maiores.

28